domingo, 28 de outubro de 2007

Texto: A organização dos conteúdos e as metodologias de trabalho.

1- Defina com as suas palavras o que são Temas Geradores?

R: São temas que partem do interesse da criança, privilegiando os aspectos de ordem cultural e social.

2- Descreva os dois temas apresentados na seleção dos temas geradores.

R: Temas cíclicos: é o tema em que todo ano acontece, pois origina- se de festas, eventos ou comemorações periodicamente celebradas.
Temas geradores pela crianças, suas famílias, professores e outros profissionais da escola: é o tema em que enraíza a realidade vivida pelas crianças, permitindo a participação dos pais e crianças.

3- Explique cada uma das diretrizes a serem adotadas no desenvolvimento dos temas geradores.

R: 1- È conseguir levar em consideração os interesses do grupo coletivo, permitindo a demonstração por parte das crianças e de seus interesses. Gerando atividades bem diferentes umas das outras, ampliando o universo de conhecimento das crianças.
2- Permitir que as crianças percebam a dimensão social e cultural de determinados costumes ou valores, sem ridiculariza- los.
3- È trabalhar com a compreensão das crianças quanto ao movimento e as transformações que caracterizam o mundo físico e social.
4- È necessário não romantizar ou idealizar o tema retratado, e sim explora- lo. Evitando e quebrando preconceitos.
5- Explorar o tema, levando em consideração as hipóteses explicativas que as crianças dão nas diferentes etapas do seu desenvolvimento.
6- Depende do envolvimento e interesse manifestado pelas criança, que decidirá quanto tempo que o tema será tratado.
7- È integrar o tema tratado com relação a comunicação e expressão, á matemática, as ciências naturais e as ciências sociais, sem fragmentar esses conhecimentos.

4- Escolha um tema e elabore um plano de aula no modelo do tema gerador.

R: Tema Gerador: Animais.

Conhecimento Social: Conhecimento dos animais.
Conhecimento das etapas de vida.
Identificação dos usos feitos pelo homem ( alimentação, criação, transportes).
Preocupação com o equilíbrio da natureza ( ecologia).

Conhecimento Natural: Diferentes tipos de animais.
Aspectos característicos dos animais.
Identificação do habitat dos animais.
Aspectos da vida ( alimentação, reprodução, vida em comum ou solitária).

Conhecimento lógico- matemática: Classificação ( tipos de animais).
Seriação (por tamanho e por idade).
Relação das espécies.

Conhecimento Linguístico: Ampliação do vocabulário.
Desenhos de animais e de seu habitat.
Narração e produção de história.
Reconhecimento dos diferentes tipos de animais ( representação, desenho, escrita).

Nenhum comentário: